Instituto Abraço de Mãe utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.

Central de dúvidas

A seguir você confere as principais dúvidas relacionadas ao crescimento e desenvolvimento infantil. Nossos médicos especialistas em pediatria e nutrição infantil oferecem as principais orientações aos cuidados nos primeiros anos de vida das crianças.

Quais alimentos devem ser introduzidos na rotina das crianças para garantir seu desenvolvimento?
Cada fase da vida da criança necessita de nutrientes específicos e é importante respeitá-las para garantir o desenvolvimento completo. Até 6 meses de vida: Dar somente leite materno. O leite materno contém tudo o que a criança necessita até o 6.º mês de idade, inclusive água, além de proteger contra infecções. A partir dos seis meses, oferecer de forma lenta e gradual outros alimentos, mantendo o leite materno até os dois anos de idade ou mais. É importante que a criança beba água nos intervalos das refeições. A partir dos seis meses, dar alimentos complementares (cereais, tubérculos, carnes, leguminosas, frutas e legumes) três vezes ao dia se a criança receber leite materno e cinco vezes ao dia se estiver desmamada. No segundo ano de vida, devem ser acrescentados mais dois lanches, além das três refeições. A partir dessa idade, mantenha uma alimentação saudável, ofereça verduras, frutas e sucos variados. Evite que a criança consuma excessivamente açúcar, cafés, enlatados, frituras e modere o sal.

Tire suas dúvidas

Tem alguma dúvida? Envie para a nossa equipe e ela irá ajudá-lo.