Instituto Abraço de Mãe utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.

Nutriente ferro

O ferro é um micronutriente essencial para a vida e atua principalmente na síntese de células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio no organismo; além de estar envolvido na função imunológica e no desenvolvimento cognitivo.

default/image/img-topo.png

Gostaria de fazer parte do projeto?

Você também pode fazer a diferença na vida de milhares de crianças brasileiras! Ligue agora e nos ajude nessa mudança.

um micronutriente muito importante...

É um dos micronutrientes que as crianças mais têm dificuldade de manter em níveis recomendáveis para boa saúde apenas pela alimentação, por conta do pequeno volume de comida que ingerem. As principais consequências da deficiência de ferro são anemia, deficiência cognitiva, desempenho físico e aumento da mortalidade infantil.

Carência associada a prejuízos contínuos

Essa carência está associada a prejuízos no desenvolvimento neurológico e psicomotor das crianças, comprometendo a capacidade de aprendizagem, além da diminuição da imunidade celular, que resulta em menor resistência às infecções. Também predispõe a cáries dentárias, menor identificação de odores, alterações no paladar e apetite, resposta alterada ao estresse metabólico e desenvolvimento audiovisual.

ANEMIA FERROPTIVA

Já a anemia ferroptiva tem repercussões importantes e deletérias de longo prazo no desenvolvimento de habilidades cognitivas, comportamentais, linguagem e capacidades motoras das crianças.

Nos trabalhos que avaliaram a suplementação com ferro, o déficit cognitivo é descrito como maior nas crianças anêmicas, porém não foi revertido com a suplementação por períodos curtos (30 dias); sendo necessário mínimo de 90 dias para serem identificados os efeitos positivos.

As principais causas de anemia ferroptiva em crianças a partir de 6 meses são:

  • elevada necessidade de ferro;
  • devido ao rápido crescimento;
  • alimentação complementar inadequada com baixa ingesstão de ferro;
  • devido ao rápido crescimento;
  • elevada necessidade de ferro;

As consequências da anemia, para uma criança, podem não ser totalmente recuperadas, o que exige a necessidade de se investir em ações de prevenção para deficiência de ferro e outros micronutrientes para crianças na primeira infância, para que se minimizem as necessidades de tratamento. 

 A  AÇÃO 

Ações de educação alimentar e nutricional voltadas para a prevenção da anemia ferropriva preveem o estímulo ao acesso universal à alimentação adequada, ao aleitamento materno exclusivo e prolongado, de forma a aumentar o consumo de alimentos fontes de ferro, bem como de alimentos que aumentam a biodisponibilidade e a absorção do ferro na introdução de alimentos complementares. 

Em 2011 a Organização Mundial da Saúde passou a recomendar a estratégia de fortificação dos alimentos com micronutrientes (adição de micronutrientes aos alimentos), como alternativa à suplementação com ferro isolado (administração de doses de ferro isoladamente, como por exemplo, administração em gotas), com o intuito de aumentar a ingestão de vitaminas e minerais em crianças. Já foi demonstrado que a estratégia de fortificação com micronutrientes reduz no período de um ano, a deficiência de ferro em 51% e anemia em 31%.

LEITE DE VACA X ALIMENTO LÁCTEO 

A contraindicação de uso de leite de vaca in natura, não processado, em pó ou fluido antes dos 12 meses (limitação de consumo de 500ml/dia após os 12 meses) também é uma estratégia reconhecidamente protetora contra a deficiência de ferro e o desenvolvimento de anemia ferropriva, devendo ser continuamente incentivada. Não é recomendado o uso de leite de vaca durante o primeiro ano de vida pelo alto teor de ácidos graxos saturados; baixos teores de ácidos graxos essenciais, oligoelementos e vitaminas D, E e C; menor biodisponibilidade de micronutrientes, como ferro e zinco; altas taxas de sódio (risco de hipertensão), alto teor proteico (sobrecarga renal; eleva risco de obesidade) e inadequação da relação caseína/proteínas do soro (digestibilidade e absorção de nutrientes). Após 1 ano de idade, o leite de vaca pode ser oferecido, mas ainda é considerado um alimento nutricionalmente incompleto 9 nessa fase, pois é pobre em vitaminas A e D, tem menor quantidade de ferro absorvido, níveis altos de proteínas e gorduras saturadas.

Suplementação Nutricional

Os primeiros meses de vida são principais e deve se estar atento à alimentação e garantir que os nutrientes sejam ingeridos na quantidade correta. A importância do equilíbrio e da complementação da alimentação infantil de acordo com os nutrientes das fórmulas desenvolvidas para o público infantil.
default/image/icon-nutriente.png

Nutriente

default/image/icon-leite.png

Leite de vaca

default/image/icon-formulas.png

Fórmulas infantis

Proteína

Quantidade aumentada, difícil de digerir devido a relação caseína/proteínas do soro (dificulta a digestão)
Melhor relação proteínas do soro/caseína. Algumas fórmulas possuem menos proteína e mais aminoácidos essenciais.

Gordura

Deficiente em ácidos graxos essenciais (importantes para o desenvolvimento do sistema nervoso), não apresenta lipase.
São adicionados ácidos graxos essenciais (DHA, ARA), diminuição da gordura saturada e acréscimo de óleos vegetais.

Minerais

Excesso de cálcio, fósforo, sódio, cloro e potássio.
Minerais corrigidos. Relação cálcio/ fósforo adequada, favorecendo a mineralização óssea.

Ferro e Zinco

Pouca quantidade, mal absorvido.
Adicionado

Vitaminas

Deficiente em D, E e C.
Vitaminas adicionadas.

Prebióticos

Deficiente
Adicionado (FOS, GOS)

Probióticos

Deficiente
Adicionado

Água

Necessário extra.
Pode ser necessária.

Venha fazer parte do nosso projeto

Junte-se a nós e faça parte deste projeto!

Entre em contato com o Instituto Abraço de Mãe e ajude a combater a desnutrição infantil, através de ações sociais orientadas para crianças e famílias brasileiras!

ENTRAR EM CONTATO